Translate

domingo, 13 de janeiro de 2013

Comemoração do aniversário de Lobivar Matos, ontem 12.01. A festa foi promovida pelo Sarobá e Teatro Imaginário Maracangalha. Parabéns!!!


Sol

A manhã estava pra lá de bonita
e eu contentíssimo
porque o fígado me deixara dormir sossegado,
sem gemer.
Abri a janela do quarto
e o sol mais quente e mais barato
do mundo
me assanhou os instintos.

Senti vontade de me estirar na areia da praia,
de correr na areia da praia para que o sol me esticasse os músculos.
Mas meu pensamento perdeu o equilíbrio
e eu me lembrei
que milhares e milhares de irmãos
trancafiados no xadrez
não podiam como eu, àquela hora,
gozar a delícia e a quentura
do sol mais barato do mundo
E o meu fígado começou a doer
e eu comecei a gemer.

Lobivar Barros de Matos
 (Corumbá, 12 de janeiro de 1915 -  Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1947).


2 comentários:

  1. Como pode ser desconhecido um poeta deste quilate, com versos tão belos e humanos. Estou cativa.

    ResponderExcluir
  2. Jailda, realmente o Lobivar Matos era ele próprio um Sol, de uma poesia riquíssima. Obrigado pelo comentário, abraço, Ismael Machado.

    ResponderExcluir